Toledo e o Agronegócio

Toledo se destaca no cenário nacional como um dos maiores produtores. Com terras ricas que produz quase tudo o que é plantado, clima temperado, incentivos estaduais e municipais, boa infraestrutura rural e urbana, a cidade alcança as melhores posições em rankings de produtividade.

Entre as produções com maior relevância e classificações da cidade, vale ressaltar:
• A maior produtora de suínos do Brasil;
• Quarta maior produtor na piscicultura;
• 31a produtor de soja;
• 11º lugar no PIB agropecuário no país

Todos esses dados mostram a importância do município no setor.

Inseridas nesse ecossistema do agro, algumas empresas estão desenvolvendo e testando novos produtos diretamente no campo, utilizando-o com um grande laboratório. A proximidade possibilita uma facilidade de instalação, acompanhamento, manutenção e alta velocidade de melhoramento do produto.
Um grande fator que possibilita a criação de novas tecnologias, é o número de universidades instaladas na cidade, com quatro universidades públicas e mais de 10 particulares. Uma série de profissionais são formados com um olhar do agronegócio, e diversas áreas se completam para surgir e desenvolver um ecossistema cooperativo e tecnológico.

Nos últimos anos, vem sendo fortalecidas e surgindo novas estruturas para fomentar e apoiar ideias, estudos, produtos que melhorem a região como um todo, com um dos focos sendo o agronegócio. Algumas das iniciativas que surgiram são: Oeste em desenvolvimento, Garantioeste, Biopark, Hakatons, Show Rural Digital, Aceleradoras, Cooperativas.

Com sua força, foi eleita a quinta melhor cidade para se investir no Paraná (2018), atraindo investidores, e outros setores diferentes, como o setor industrial, com referências no mercado têxtil e fármaco.

Fonte: Prefeitura de Toledo, IBGE, IEA, Exame

Deixe um comentário